Volta à tona denúncia de etarismo entre Luiz Couto e Ricardo Coutinho
Deputado federal acusa ex-governador de discriminação por idade; disputa interna no PT agrava tensão

A denúncia de etarismo feita pelo deputado federal Luiz Couto (PT-PB) contra o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) voltou a ganhar repercussão neste domingo (17). Em entrevista recente, Couto afirmou que tem sido alvo de ataques discriminatórios por idade por parte de Ricardo, que teria dito que o parlamentar “está velho demais” para a política.
O procurador da República na Paraíba, José Godoy Bezerra de Souza, comentou o caso e esclareceu que situações como essa são de competência do Ministério Público da Paraíba (MPPB), e não do Ministério Público Federal (MPF). “Apesar de não ter visto a fala alvo da denúncia, a questão criminal tem maior rigidez quanto à competência e atribuição, senão o processo pode ser anulado. Casos assim são, em geral, tratados pelo Ministério Público estadual”, afirmou Godoy.
Durante entrevista à TV Master, na última sexta-feira (15), Luiz Couto lamentou o ocorrido e relembrou sua longa trajetória política — mais de 50 anos — além de destacar o apoio que deu a Ricardo Coutinho em momentos difíceis, inclusive durante a Operação Calvário. “Fiquei triste porque, em alguns lugares, ele [Ricardo] chegou dizendo que o deputado Luiz Couto está muito velho. Isso pode até ser motivo de punição pela Justiça”, declarou o deputado.
O rompimento entre os dois petistas também reflete a disputa interna no partido. Ambos pretendem disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026, mas nos últimos anos o PT paraibano só conseguiu eleger um parlamentar. O embate entre Luiz Couto e Ricardo Coutinho, além de evidenciar um conflito geracional, aprofunda a tensão por espaço dentro da legenda.