Campina Grande

Vereador Alexandre do Sindicato cobra mais voos para Campina Grande durante o São João

Parlamentar aponta prejuízos ao turismo e quer debate amplo na Câmara sobre melhorias para o evento

O vereador Alexandre do Sindicato (União Brasil) levantou, na manhã desta quarta-feira (16), durante sessão da Câmara Municipal de Campina Grande, uma pauta que provocou intenso debate por quase uma hora: o baixo número de voos disponíveis na cidade durante o período do Maior São João do Mundo. Segundo ele, a situação prejudicou o evento e impactou negativamente o fluxo de turistas vindos de outras regiões.

Apesar de reconhecer que a edição 2025 do São João foi “um sucesso”, Alexandre alertou para pontos que precisam ser revistos com urgência.

“Até onde fui informado por agentes de viagens, Campina Grande seguiu recebendo em junho a mesma quantidade de voos dos demais meses do ano. O turista que vem ao São João da cidade e precisa aterrissar e decolar de João Pessoa ou Recife, provavelmente não vai mais voltar nem recomendar o evento”, afirmou o vereador.

Ele também revelou que, de acordo com relatos de profissionais do setor, a cidade não atingiu o número de turistas esperados este ano. A maior parte dos visitantes teria vindo de municípios próximos — o que, tecnicamente, não configura turismo de pernoite.

“Segundo estes profissionais, o maior fluxo de visitantes foi de pessoas da nossa redondeza, de cidades vizinhas. Veio gente de fora? Veio. Mas quem precisou passar por João Pessoa ou Recife dificilmente vai indicar Campina como destino turístico”, destacou.

Propostas e discussão ampliada

Diante do cenário, Alexandre do Sindicato defendeu a realização de uma ampla discussão sobre o evento na Câmara ainda este ano, reunindo representantes do setor de turismo, agências, operadoras de voos, governo municipal e estadual.

O vereador propõe:

  • Esforço conjunto para ampliação do número de voos no Aeroporto João Suassuna durante o período junino;
  • Investimento mais robusto em divulgação da festa em outros estados;
  • Planejamento estratégico de médio e longo prazo para fortalecimento do evento como destino nacional de turismo.

“O São João de Campina é gigante, mas precisa de ajustes logísticos e de promoção. A festa merece chegar mais longe, e para isso, precisamos garantir acesso fácil para quem vem de fora”, finalizou.

Botão Voltar ao topo