Verão começa no domingo com previsão de chuvas acima da média no Norte e Sul, aponta Inmet

O verão tem início neste domingo, 21 de dezembro, no Brasil, trazendo dias mais longos, temperaturas elevadas e mudanças rápidas nas condições do tempo. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a estação deve ser marcada por chuvas acima da média nas regiões Norte e Sul do país, enquanto o Nordeste e parte do Centro-Oeste devem registrar volumes inferiores ao padrão histórico.
O período se estende até 20 de março e é caracterizado por calor intenso, ocorrência de temporais, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo.
Na Região Norte, a previsão indica aumento das precipitações e das temperaturas na maior parte dos estados. Amazonas, centro-sul do Pará, Acre e Rondônia devem registrar temperaturas até 0,5°C acima da média histórica. No Amapá, Roraima e norte do Pará, os termômetros devem ficar próximos da normalidade. Já o sudeste do Pará e o Tocantins podem ter chuvas abaixo da média.
No Sul do país, todos os estados devem apresentar volumes de chuva acima do esperado para o trimestre, com destaque para o sudeste e sudoeste do Rio Grande do Sul, onde os acumulados podem chegar a 50 milímetros acima da média. As temperaturas também tendem a ficar elevadas, especialmente no oeste gaúcho, com até 1°C acima do padrão climatológico.
No Nordeste, o cenário predominante é de redução das chuvas, principalmente na Bahia, centro-sul do Piauí e em grande parte de Sergipe, Alagoas e Pernambuco, com volumes que podem ficar até 100 milímetros abaixo da média. Por outro lado, o centro-norte do Maranhão, norte do Piauí e noroeste do Ceará podem registrar precipitações próximas ou acima do normal.
Na Região Centro-Oeste, apenas o oeste do Mato Grosso deve ter chuvas acima da média. Em Goiás, a tendência é de precipitações abaixo do padrão histórico, enquanto nos demais estados os volumes devem se manter próximos da média. As temperaturas devem ficar até 1°C acima da climatologia na faixa central da região.
No Sudeste, a previsão indica predomínio de chuvas abaixo da média histórica, com redução de até 100 milímetros no acumulado trimestral. Minas Gerais deve concentrar os menores volumes, especialmente no centro do estado, Zona da Mata, Vale do Rio Doce e região metropolitana de Belo Horizonte. As temperaturas também devem ficar acima da média em até 1°C.

