Política

Venezuela restabelece acesso à rede social X após mais de um ano de bloqueio

A Venezuela voltou a ter acesso à rede social X (antigo Twitter) a partir da noite desta terça-feira (13), encerrando um bloqueio que durou mais de um ano, desde agosto de 2024. A suspensão havia sido ordenada pelo então presidente Nicolás Maduro após sua reeleição ser contestada pela oposição e pela sociedade civil. 

Usuários de algumas operadoras, como Digitel, já conseguem utilizar a plataforma normalmente, enquanto o acesso ainda é parcial em outras empresas de telefonia, como Movistar e a estatal Cantv. 

Altos dirigentes do chavismo, incluindo a presidente interina Delcy Rodríguez e o ministro do Interior Diosdado Cabello, publicaram mensagens pela primeira vez após a reabertura do serviço, indicando o retorno ao uso da rede social. Rodríguez, por exemplo, escreveu em sua conta que Venezuela “continua de pé” e defendeu a união em torno da tranquilidade econômica, da justiça social e da construção de um “estado de bem-estar”. 

O bloqueio de agosto de 2024 havia sido justificado pelo governo de Maduro sob acusações de que a plataforma estaria envolvida em incitação de ódio e “golpe cibernético”. A suspensão, inicialmente prevista para dez dias, foi prorrogada indefinidamente até que a empresa apresentasse documentação considerada adequada às leis locais. 

A retomada do acesso ao X ocorre no contexto de mudanças no cenário político venezuelano após a captura de Nicolás Maduro e alguns de seus aliados no início de janeiro de 2026, em uma operação militar dos Estados Unidos. 

Botão Voltar ao topo