Brasil

Uso do celular no banheiro aumenta em 46% o risco de hemorroidas, aponta estudo

Um hábito comum entre adultos — levar o celular para o banheiro — pode elevar significativamente o risco de hemorroidas. A conclusão é de um estudo publicado na revista científica PLOS One, que identificou um aumento de 46% na probabilidade de desenvolver o problema entre pessoas que permanecem mais tempo sentadas no vaso por causa do smartphone.

A pesquisa analisou 125 indivíduos durante exames preventivos. Metade dos participantes afirmou prolongar a permanência no vaso sanitário devido ao uso do celular. De acordo com a gastroenterologista Trisha Pasricha, da Escola de Medicina de Harvard, o tempo excessivo sentado aumenta a pressão sobre o assoalho pélvico e as estruturas vasculares que formam as hemorroidas.

Especialistas lembram que todos possuem hemorroidas, mas elas podem causar desconforto quando inflamam. Para prevenção, as orientações incluem limitar a permanência no vaso a, no máximo, cinco minutos, evitar o uso do smartphone durante o uso do banheiro, adotar postura adequada, consumir mais fibras e buscar avaliação médica ao notar sintomas como coceira ou sangramento.

Pesquisadores também observam crescimento de casos entre jovens, impulsionado, em parte, pelo uso prolongado de celulares no banheiro. Ainda assim, reforçam que fatores como constipação, esforço repetido e hábitos alimentares seguem sendo determinantes para o desenvolvimento do quadro.

Botão Voltar ao topo