Trump anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de agosto
Ex-presidente dos EUA justifica decisão por questões comerciais e críticas ao STF por supostas censuras ligadas ao caso Bolsonaro

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) que aplicará uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil. A medida entrará em vigor a partir do dia 1º de agosto de 2025 e foi revelada em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), publicada em sua rede Truth Social.
Segundo Trump, a decisão foi motivada por uma “relação comercial injusta” entre os países e por críticas ao tratamento dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela Justiça brasileira. Em sua declaração, o republicano classificou o julgamento de Bolsonaro como uma “caça às bruxas” e uma “desgraça internacional”.
“A maneira como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado, é uma desgraça internacional. Este julgamento não deveria estar acontecendo”, escreveu Trump.
O republicano também acusou o Supremo Tribunal Federal (STF) de censurar plataformas digitais dos EUA, o que, segundo ele, violaria princípios de liberdade de expressão.
“O STF do Brasil emitiu centenas de ordens de censura secretas e ilegais a plataformas de mídias sociais dos EUA, ameaçando-as com multas de milhões de dólares e expulsão do mercado brasileiro”, disse.
A nova tarifa é a mais alta entre uma série de medidas econômicas anunciadas recentemente por Trump, que busca se projetar internacionalmente em meio ao ciclo eleitoral norte-americano.
FOTO: EPA/SHUTTERSTOCK