TRE-PB reprova contas de campanha de Nilvan Ferreira e determina devolução de R$ 1 milhão
Prestação de contas do ex-candidato a governador nas eleições de 2022 apresentou falhas, segundo o Tribunal
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) reprovou, nesta segunda-feira (28), a prestação de contas da campanha ao Governo do Estado, referente às eleições de 2022, do comunicador Nilvan Ferreira (PL). A decisão também atinge seu então vice na chapa, o empresário campinense Arthur Almeida Bolinha.
De acordo com o relator do processo, desembargador Rodrigo Clemente de Brito Pereira, foram identificadas falhas na documentação, principalmente relacionadas a despesas com combustíveis sem comprovação da origem dos recursos utilizados. O voto do relator foi seguido por unanimidade pelos demais membros da Corte Eleitoral.
Como consequência, o TRE determinou que Nilvan Ferreira devolva aos cofres públicos mais de R$ 1 milhão, valor referente a recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha usados de forma irregular.
Nilvan Ferreira disputou o cargo de governador em 2022, quando obteve 406.604 votos (18,68%) e ficou em terceiro lugar, fora do segundo turno. A disputa final foi entre Pedro Cunha Lima (PSDB) e João Azevêdo (PSB), que foi reeleito.
Nas eleições de 2024, Nilvan foi candidato a prefeito de Santa Rita, já pelo Republicanos, mas novamente não obteve êxito nas urnas. Seu ex-companheiro de chapa, Bolinha, também tentou a prefeitura de Campina Grande, sem sucesso.