Torneio Municipal de Xadrez reúne 140 estudantes em Campina Grande
Com crescimento de 75% no número de participantes, evento da Prefeitura premia jovens talentos e fortalece o ensino do xadrez nas escolas públicas e privadas

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), realizou neste sábado (23) o IV Torneio Municipal de Xadrez, promovido pelo programa Jogada de Mestre, que ensina xadrez aos alunos da rede municipal de ensino. O evento reuniu 140 estudantes de 13 escolas das redes municipal, estadual e privada, demonstrando o crescimento e impacto do projeto na formação educacional dos jovens.
O número de participantes aumentou significativamente em relação à edição anterior, que contou com 80 alunos — um salto de 60 novos competidores. O torneio foi dividido em três categorias: Mirim (2014 a 2021), Infantil (2011 a 2013) e Juvenil (2008 a 2010), premiando com troféus os seis melhores colocados e com medalhas de ouro, prata, bronze e participação os demais.
Segundo o coordenador do projeto, Alisson Bruno, o torneio tem importância que vai além da competição:
“A importância do xadrez não é somente a disputa, mas a evolução. Para os iniciantes da categoria Mirim, por exemplo, é o primeiro contato com um ambiente competitivo saudável, o que ajuda a desenvolver maturidade, disciplina e raciocínio.”
🏆 Confira os vencedores do IV Torneio Municipal de Xadrez:
Categoria Mirim – Feminino
🥇 Laura Almeida – IPEN
🥈 Maria Vitória – Selma Agra
🥉 Esther Lorraine – Selma Agra
Categoria Mirim – Masculino
🥇 Levi Gomes – José Tavares
🥈 Nicolas Claudino – José Tavares
🥉 João Kerensty – Félix Araújo
Categoria Infantil – Feminino
🥇 Jamilly Florêncio – Lions
🥈 Cecília Alves – Selma Agra
🥉 Maria Cecília – Lions
Categoria Infantil – Masculino
🥇 Bjamim Maia – Lourdinas
🥈 Lucas Grismim – Padre Antonino
🥉 Breno Almeida – IPEN
Categoria Juvenil – Masculino
🥇 Yan Gabriel – Motiva
🥈 Micael Alyson – Ademar Veloso
🥉 Natanal Costa – CEAI Elpídio
Ao todo, foram entregues 18 medalhas de pódio e 132 medalhas de participação, além de troféus para os campeões de cada categoria e gênero. O programa “Jogada de Mestre” segue firme como uma das ações de destaque da Seduc, utilizando o xadrez como ferramenta pedagógica e de inclusão educacional.