STF ouve testemunhas de defesa no processo contra Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, nesta segunda-feira (26), as audiências do processo que investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Nesta fase, serão ouvidas dez testemunhas de defesa indicadas pelo general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Entre os nomes estão o general Carlos Penteado, que atuava no GSI durante os ataques de 8 de janeiro, e o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga, que também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa, Walter Braga Netto.
Veja os nomes das testemunhas ouvidas nesta segunda-feira (26):
- Carlos José Russo Penteado
- Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos
- Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga
- Antonio Carlos de Oliveira Freitas
- Amilton Coutinho Ramos
- Ivan Gonçalves
- Valmor Falkemberg Boelhouwer
- Christian Perillier Schneider
- Osmar Lootens Machado
- Asdrubal Rocha Saraiva
As audiências começaram no dia 19 de maio, com depoimentos das testemunhas de acusação indicadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Depois, foram ouvidas testemunhas dos investigados Mauro Cid, Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha, Almir Garnier.
Nesta semana, também devem ser ouvidas testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça) e do próprio ex-presidente Bolsonaro. As oitivas seguem até 2 de junho.
Próximas etapas do processo
Após as audiências, começa a fase das alegações finais, quando defesa e acusação têm 15 dias para apresentar seus argumentos por escrito. Em seguida, o interrogatório dos réus será agendado pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.
A expectativa é que o julgamento do “núcleo crucial” do caso ocorra entre setembro e outubro de 2025. O processo tramita na Primeira Turma do STF, composta pelos ministros:
- Cristiano Zanin (presidente da Turma)
- Alexandre de Moraes (relator)
- Cármen Lúcia
- Flávio Dino
- Luiz Fux