Brasil

Sobrinho de Dilma diz que Lula “acabou com a guerra em Gaza” e gera polêmica nas redes sociais

Dias após a assinatura do acordo de paz que pôs fim à guerra em Gaza, Pedro Rousseff, sobrinho da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), provocou repercussão ao afirmar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o responsável por encerrar o conflito.

Em uma publicação nas redes sociais nesta terça-feira (14), Pedro escreveu:

“Quem acabou com a guerra em Gaza chama-se Luiz Inácio Lula da Silva! Trump ajudou a financiar a guerra. Lula fez o acordo pela paz! ‘O mundo precisa gastar dinheiro não com armas, e sim com comida para matar a fome de milhões de pessoas’.”

A declaração rapidamente gerou reações e críticas de internautas, que ironizaram o comentário e apontaram que o acordo foi mediado pelos Estados Unidos, sob a liderança do ex-presidente Donald Trump.

Embora Lula tenha defendido publicamente a criação do Estado Palestino e pressionado Israel em fóruns internacionais, o Brasil não participou diretamente das negociações de cessar-fogo.

O acordo de paz entre Israel e Palestina foi assinado na última semana, com intermediação de Washington. O chamado “plano de paz”, apresentado por Trump em 29 de setembro, foi aceito pelo Hamas dias depois, sob intensa pressão internacional.

O texto prevê 20 pontos, incluindo a desmilitarização do Hamas, libertação de reféns, e envio de ajuda humanitária e reconstrução de Gaza, estimada em US$ 70 bilhões, segundo a ONU.

A fala do sobrinho de Dilma ocorre em meio ao esforço do governo brasileiro para se reposicionar no cenário diplomático internacional, reforçando a imagem de Lula como mediador global, papel que, neste caso, foi amplamente creditado aos Estados Unidos.

FOTO: KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

Botão Voltar ao topo