Política

Senador Marcos do Val descumpre decisão do STF e faz live nas redes sociais

Mesmo proibido de usar plataformas digitais, parlamentar transmitiu vídeo no YouTube, exibiu tornozeleira eletrônica e atacou o ministro Alexandre de Moraes

O senador Marcos do Val (Podemos-ES), alvo de medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a causar polêmica nesta sexta-feira (22) ao realizar uma live em seu canal no YouTube. A transmissão, que durou pouco mais de uma hora, configura descumprimento direto das restrições que o impedem de usar redes sociais.

Durante o vídeo, que acumulava mais de 13 mil visualizações até a publicação desta matéria, Do Val fez críticas agressivas ao ministro do STF, a quem se referiu com xingamentos, e exibiu a tornozeleira eletrônica que está usando desde 4 de agosto. “Não sou bandido para usar isso”, afirmou o parlamentar, ao mostrar o equipamento de monitoramento.

As medidas cautelares foram impostas após Do Val ser alvo de uma operação da Polícia Federal. Ele é investigado por suposta tentativa de obstrução de investigações da PF, incitação de crimes contra delegados e ministros do Supremo, e descumprimento de decisões judiciais anteriores. Em julho, o senador viajou aos Estados Unidos com passaporte diplomático, mesmo após ordem judicial de apreensão do documento.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), chegou a declarar que a Casa recorreria das medidas impostas ao senador, mas até o momento não houve manifestação formal. Paralelamente, o senador Alessandro Vieira (MDB-SE), procurador do Senado, deve apresentar à Mesa Diretora um pedido para suspensão do mandato de Marcos do Val por seis meses.

A nova infração pode agravar a situação do parlamentar junto ao STF e dentro do próprio Senado.

Botão Voltar ao topo