Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos; projeto vai à sanção

O plenário do Senado aprovou, na manhã desta quinta-feira (07), por votação simbólica, o Projeto de Lei 2692/2025, que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para contribuintes com renda de até dois salários mínimos por mês. A matéria segue agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A aprovação ocorreu em uma sessão relâmpago, com duração de aproximadamente 20 minutos, logo após a desobstrução da Mesa Diretora da Casa, que vinha sendo ocupada por senadores da oposição. O protesto teve início no começo da semana, motivado pela determinação de prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.
O texto aprovado pelos senadores é originado da Medida Provisória 1294/2025, editada pelo Governo Federal em abril, e tem como objetivo aliviar a carga tributária sobre os brasileiros de menor renda.
Segundo o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), a aprovação garante a continuidade da regra da MP, enquanto o governo avança com um projeto ainda mais amplo. “O plano do governo é elevar a isenção para quem ganha até R$ 5 mil mensais. Esse outro projeto já foi aprovado em comissão especial da Câmara e aguarda votação em plenário”, explicou o senador.
A medida é parte do pacote do governo Lula para revisar a tabela do Imposto de Renda e cumprir a promessa de campanha de beneficiar os trabalhadores de baixa renda.