Sem novas recargas, açude de Boqueirão começa a reduzir volume

A segunda quinzena do mês de fevereiro foi de poucas chuvas na Paraíba, principalmente na região do Cariri, onde quase não ocorreram novas precipitações.
Com a ausência de chuvas, o açude Epitácio Pessoa, localizado no município de Boqueirão, deixou de receber novas recargas e passou a registrar reduções em seu volume hídrico.
Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), o reservatório iniciou 2025 com aproximadamente 232 milhões de metros cúbicos armazenados, o que representava 49% da capacidade total.
Com as boas chuvas caídas no mês de janeiro e início de fevereiro, o volume do manancial subiu para 259 milhões m³ (55,7%), representando um ganho de aproximadamente 27 milhões de m³.
A partir do dia 13, o volume começou a reduzir gradativamente. Nesta quarta-feira, 05 de março, o volume de Boqueirão já está em 255 milhões de metros cúbicos, apresentando uma perca de quatro milhões m³ de água.
Os meses de março e abril são considerados os mais chuvosos nas regiões do Cariri e Sertão paraibano, o que acende a esperança de novas recargas no açude que é responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 19 municípios.
Fonte: Blog do Max Silva