Seduc inicia renovação e transferência de matrículas para estudantes da rede municipal
Processo garante atendimento conforme disponibilidade de vagas e segue até 19 de janeiro de 2026

A Secretaria de Educação (Seduc) confirmou a renovação de matrícula de 36.068 estudantes veteranos da rede municipal. A medida tem como objetivo organizar a rede de ensino e garantir o atendimento dos alunos de acordo com a disponibilidade de vagas em cada região da cidade.
O período para solicitação de transferência escolar segue até o dia 19 de janeiro de 2026 e deve ser realizado por meio do Sistema EduCampina. Pais ou responsáveis por estudantes menores de 18 anos, assim como os próprios alunos maiores de idade, devem comparecer à escola ou creche onde o estudante cursou o ano letivo de 2025 para solicitar a transferência para a unidade desejada.
A unidade de origem é responsável por registrar o pedido no sistema. No entanto, a efetivação da transferência depende da confirmação da escola ou creche de destino, conforme a disponibilidade de vagas. A Seduc destaca que a solicitação não garante automaticamente a vaga. Caso não haja disponibilidade, o estudante será encaminhado para a unidade mais próxima.
A matrícula só será concluída após a validação da vaga pela unidade de destino e a entrega da documentação exigida. Após a concessão, o responsável ou o estudante maior de idade deve comparecer à escola ou creche de destino em até 30 dias, apresentando documentos pessoais e escolares.
Mesmo que a documentação não esteja completa no momento da matrícula, o estudante poderá ser matriculado. Nesses casos, a unidade escolar orientará sobre a entrega dos documentos pendentes dentro do prazo máximo de 30 dias.
Codecom

