Secretaria de Saúde alerta sobre golpes envolvendo cobrança indevida por atendimentos no SUS em Campina Grande
A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande emitiu um alerta à população sobre a ação de golpistas que estão entrando em contato com usuários da rede municipal, principalmente das unidades Maternidade Isea, Hospital da Criança e do Adolescente e UPAs, exigindo pagamento por consultas, exames e outros procedimentos.
A pasta esclarece que todos os serviços prestados pela rede municipal de saúde são totalmente gratuitos, financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, nenhum tipo de cobrança ou solicitação de dados bancários ou pessoais é feita por telefone ou outros meios de comunicação.
“Não realizamos contato para pedir dados pessoais, bancários ou qualquer tipo de pagamento. Toda comunicação oficial é feita exclusivamente pelos canais institucionais, de forma clara e transparente”, informa a Secretaria.
A Prefeitura reforça que qualquer cobrança em nome das unidades de saúde é indevida e contrária à política de atendimento estabelecida. A Secretaria está mobilizada, atuando em parceria com os órgãos competentes para identificar e responsabilizar os autores dessas práticas criminosas.
Canais de denúncia
A população que tiver recebido esse tipo de abordagem pode denunciar através do número (83) 3077-1030 ou diretamente nas unidades de saúde.