Brasil

Rodoanel de SP chega à reta final após 27 anos de obras e polêmicas

Com inauguração de novo trecho, projeto que começou em 1998 está previsto para ser concluído em 2026

As obras do Rodoanel Mário Covas, iniciadas em 1998 durante o governo Mário Covas, estão chegando à sua conclusão. Nesta segunda-feira (22), será inaugurado o penúltimo trecho do maior anel viário do Brasil, que terá 176 quilômetros de extensão quando finalizado. O projeto foi concebido para desviar o tráfego de passagem, especialmente de caminhões, das vias internas de São Paulo, como as Marginais Tietê e Pinheiros.

Embora o projeto tenha sido inicialmente planejado para ser concluído até 2006, o cronograma sofreu inúmeros atrasos e polêmicas. Agora, a previsão é que o Rodoanel seja finalizado até o final de 2026, quase 20 anos após o prazo original.

Desafios e Controvérsias ao Longo da Obra

Ao longo de quase três décadas de construção, o Rodoanel foi marcado por diversos incidentes, incluindo desabamentos e mortes durante as obras. Em 2009, três vigas de sustentação de um viaduto desabaram no Trecho Sul, resultando em ferimentos a três pessoas. Além disso, um operário faleceu em um acidente em dezembro do mesmo ano, quando caiu em uma máquina cimenteira.

A obra também enfrentou investigações sobre corrupção e superfaturamento. Em 2020, o ex-governador José Serra foi alvo de buscas devido a acusações de lavagem de dinheiro e recebimento de propina da Odebrecht, que teria envolvido o Trecho Sul do Rodoanel. No Trecho Norte, um esquema que desviou R$ 625 milhões durante a inclusão de aditivos contratuais também foi investigado, mas sem condenações até o momento.

Outro episódio controverso ocorreu em 2018, quando um museu destinado a abrigar peças arqueológicas encontradas durante as escavações foi abandonado, gerando uma investigação do Ministério Público.

Incidentes Recente e Segurança

Em novembro de 2025, o Rodoanel foi palco de um incidente inusitado, quando uma carreta bloqueou a pista na altura do km 45, em Itapecerica da Serra. Inicialmente, a polícia acreditou que se tratava de uma ameaça de bomba, mas, após investigação, descobriu-se que o motorista havia inventado toda a história, incluindo o sequestro que alegava ter sofrido.

Com a conclusão do projeto, o Rodoanel Mário Covas promete aliviar o tráfego de São Paulo e facilitar o escoamento de mercadorias, mas seu legado estará marcado por polêmicas, atrasos e desafios de execução ao longo das últimas décadas.

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