Campina Grande

Requalificação do Parque Evaldo Cruz recebe Premiação IAB.PB 2025 em Campina Grande

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Planejamento, recebe na noite desta sexta-feira (19) a Premiação IAB.PB 2025, concedida pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil, Departamento da Paraíba. O projeto de requalificação do Parque Evaldo Cruz, conhecido como Açude Novo, foi eleito um dos melhores projetos arquitetônicos e urbanísticos do estado.

A proposta venceu na categoria Urbanismo, Planejamento e Cidades, concorrendo com projetos públicos e privados. A comissão avaliadora considerou critérios como excelência técnica, mérito estético, coerência conceitual, inovação metodológica, inserção territorial, impacto sociocultural, relevância pública e contribuição ao debate contemporâneo da arquitetura e do urbanismo no Brasil.

Com a premiação estadual, o projeto será indicado para a etapa nacional do prêmio, prevista para janeiro de 2026. O presidente do IAB-PB, arquiteto Gabriel Leodegário, destacou que a intervenção tem impacto positivo para Campina Grande e preserva a memória do espaço ao mesmo tempo em que atende às demandas atuais da população.

Um dos autores do projeto, o secretário executivo de Planejamento, Túlio Duda Feitosa Paz, afirmou que o reconhecimento reforça a forma como o planejamento urbano tem sido conduzido no município. Segundo ele, a requalificação resgata usos históricos do parque, valoriza elementos arquitetônicos originais e amplia a integração do Açude Novo com o Parque do Povo, além de tornar o espaço mais acessível e humanizado.

Também assinam o projeto os arquitetos Aida Paula Pontes de Aquino, Beatriz Souza dos Santos, Jhonnathas Rubens Lima Marinho, Francivanio Vieira Santana, Gabriel Buarque Montenegro e Marina da Silva Zimmermann.

A Premiação IAB é realizada de forma bianual e, em 2025, marca os 45 anos de atuação do Instituto dos Arquitetos do Brasil na Paraíba.

O Parque Evaldo Cruz está localizado na área central de Campina Grande e possui cerca de 40 mil metros quadrados. Criado inicialmente como parte do sistema de abastecimento de água da cidade, desativado em 1927, o espaço foi transformado em parque urbano em 1976. Após anos de degradação, o local passou por requalificação a partir de um projeto concebido em 2021 e executado desde 2023, com base em consulta pública e princípios contemporâneos de desenho urbano, priorizando acessibilidade, integração e diversidade de usos.

Botão Voltar ao topo