Receita Federal enviará avisos pelo WhatsApp sobre nova faixa de isenção do Imposto de Renda
A Receita Federal informou que passará a enviar notificações por meio do WhatsApp e da Caixa Postal do Gov.br para trabalhadores com rendimentos de até R$ 5 mil, comunicando sobre os novos limites de isenção do Imposto de Renda.
Segundo o órgão, o objetivo é orientar os contribuintes a conferirem o contracheque e, se necessário, procurarem o empregador para esclarecimentos quanto à aplicação das novas regras. A Receita destaca que o serviço é gratuito, não exige cadastro prévio e que as comunicações oficiais podem ser verificadas diretamente no portal Gov.br.
A instituição também fez um alerta de segurança. O Governo Federal e a Receita não solicitam dados pessoais, como CPF ou endereço, não enviam links e não pedem qualquer tipo de pagamento via aplicativo de mensagens. O contribuinte deve conferir se o perfil remetente possui o selo azul de conta verificada.
A isenção para quem recebe até R$ 5 mil já está válida para os rendimentos de 2026, mas os efeitos na declaração anual ocorrerão apenas no exercício de 2027.
Em relação ao calendário de 2026, referente ao ano-base 2025, empresas e instituições financeiras têm até 28 de fevereiro para entregar os informes de rendimentos. As regras detalhadas da declaração, incluindo prazos e liberação do programa, serão anunciadas pela Receita na primeira quinzena de março. A previsão é que o período de envio ocorra entre meados de março e o fim de maio.

