Procon de Campina Grande intensifica fiscalizações e flagra produtos vencidos e impróprios para consumo em padarias, supermercados e postos de combustíveis

As constantes fiscalizações realizadas pelo Procon em Campina Grande têm evidenciado um problema grave e recorrente: a presença de produtos impróprios para o consumo humano nos estabelecimentos comerciais da cidade.
Recentemente, a apreensão de carne estragada em supermercados chamou a atenção, mas o problema vai além, incluindo mercadorias com validade vencida e até produtos mofados. E o que agrava a situação é que essa irregularidade não está restrita a pequenos comércios, atingindo também supermercados de grande porte frequentados pela chamada elite consumidora da cidade. O consumo desses produtos pode causar enjoos, vômitos, mal-estar e até mesmo risco de morte.
Fiscalização em padarias
Na última operação do Procon, 47 estabelecimentos foram fiscalizados, sendo que em quatro padarias foram encontrados diversos produtos fora da validade, como batata palha, ovos de galinha, ovos de codorna, amendoim, paçocas, bolachas, biscoitos, torradas e mortadela mofada. O órgão lavrou autos de infração e termos de apreensão, removendo os produtos impróprios do comércio. Os responsáveis foram orientados para evitar novas infrações.
Postos de combustíveis também são alvo
Em outra ação, 66 postos de combustíveis e suas lojas de conveniência foram inspecionados. Foram constatadas irregularidades em 15 deles, que resultaram na apreensão e descarte de 389 produtos vencidos, incluindo bebidas alcoólicas, alimentos industrializados, além de produtos automotivos como óleos e aditivos.
Segundo Waldeny Santana, coordenador do Procon Municipal, as fiscalizações são contínuas e visam assegurar a segurança e os direitos dos consumidores campinenses. “Estamos atentos para que os serviços e produtos oferecidos estejam dentro da legalidade e garantam a segurança da população”, afirmou.
Como denunciar
Os consumidores que identificarem irregularidades podem fazer denúncias ao Procon de Campina Grande pelos canais oficiais:
- Disque Procon: 151
- WhatsApp: (83) 98185-8168
- Telefone fixo: (83) 98186-3609
- Redes sociais: @procondecampina
- Aplicativo “Campina com Você”
- Atendimento presencial: Rua Prefeito Ernani Lauritzen, Centro — segunda a sexta, das 8h às 17h.