Primeira edição do Enamed avalia 351 cursos de medicina e aponta instituições com desempenho insatisfatório
Cursos da Paraíba de universidades públicas lideram avaliação; algumas privadas poderão sofrer sanções do MEC
A primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), realizada em 2025, avaliou 351 cursos de medicina em todo o país. Do total, 243 cursos tiveram bom desempenho, garantindo proficiência a pelo menos 60% dos estudantes concluintes, enquanto 107 cursos foram mal avaliados. Um curso não foi avaliado por baixo número de inscritos.
Na Paraíba, os cursos mantidos por universidades públicas obtiveram as melhores notas. O ranking estadual ficou assim: UFPB 4, UFCG Campina Grande 4, UFCG Cajazeiras 4, UNIFIP 3, Faculdade Santa Maria 3, Famene 2, Afya Paraíba 2, Unipê 2 e Unifacisa 2.
Segundo o Ministério da Educação, cursos com desempenho médio abaixo de 60% dos concluintes serão submetidos a um Processo Administrativo de Supervisão. As medidas cautelares podem incluir proibição de aumento de vagas, redução da oferta de vagas, suspensão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou impedimento do ingresso de novos estudantes.
No Brasil, 304 cursos de medicina são regulados pelo governo federal. Destes, 99 ficaram nas faixas de pontuação 1 e 2, consideradas insatisfatórias, o que inclui os cursos da Unifacisa, Afya Paraíba, Famene e Unipê, que deverão cumprir as sanções aplicáveis.

