Brasil

Presidentes do Congresso Nacional reforçam apoio a Lula contra tarifa de Trump e defendem soberania do Brasil

Os presidentes do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), reafirmaram, nesta quarta-feira (16), o apoio do Congresso Nacional ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diante da decisão dos Estados Unidos de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

A medida, anunciada pelo presidente norte-americano Donald Trump, provocou forte reação do governo brasileiro e foi debatida em reunião no Palácio do Planalto com o vice-presidente Geraldo Alckmin e a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

“Temos a compreensão de que nós, o Poder Legislativo, vamos defender a soberania nacional, os empregos dos brasileiros e os empresários brasileiros”, afirmou Alcolumbre após o encontro.

O presidente do Senado classificou a medida como uma “agressão ao Brasil e aos brasileiros” e defendeu resiliência, firmeza e serenidade na resposta diplomática.

Unidade nacional em defesa da economia brasileira

Já o presidente da Câmara, Hugo Motta, destacou que o episódio provocou uma mobilização unificada das instituições em defesa da indústria nacional e da soberania do país.

“É mais um momento de unidade nacional. Unidade em favor do país, de proteção à nossa indústria, aos nossos empregos e às nossas relações diplomáticas”, afirmou Motta.

Segundo ele, o Parlamento está pronto para agir com rapidez sempre que for necessário aprovar medidas de proteção ao setor produtivo brasileiro.

“A população entende que decisões externas não podem interferir na nossa soberania. Estamos prontos para estar na retaguarda do Poder Executivo”, concluiu.

A expectativa do governo é continuar negociando com os Estados Unidos a reversão da tarifa, enquanto reforça o apoio político interno à sua estratégia internacional.

Botão Voltar ao topo