Presa na Itália, Carla Zambelli pedirá asilo político

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), presa nesta terça-feira (29) na Itália, vai solicitar asilo político ao governo italiano. A informação foi confirmada pelo advogado Fabio Pagnozzi, que atua na defesa da parlamentar.
Segundo a defesa, Zambelli está detida em uma delegacia na Itália e aguarda os desdobramentos legais. O pedido de asilo dependerá de uma decisão mais política do que técnica por parte do governo italiano. A expectativa gira em torno do posicionamento da primeira-ministra Giorgia Meloni, que é considerada de extrema-direita, o que poderia favorecer a parlamentar brasileira.
Processo de extradição
O pedido de extradição de Carla Zambelli foi enviado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao Ministério da Justiça e Segurança Pública no dia 11 de junho. Após análise do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, o pedido foi encaminhado ao Ministério das Relações Exteriores e, em seguida, à chancelaria italiana, por meio diplomático.
Agora, cabe às autoridades italianas dar sequência ao processo. O caso será avaliado pelo Ministério da Justiça da Itália e encaminhado ao tribunal competente, que decidirá sobre a extradição e eventual prisão com essa finalidade.
Denúncia partiu de parlamentar italiano
A prisão de Zambelli foi facilitada por uma denúncia do deputado italiano Angelo Bonelli, do partido Europa Verde. Bonelli publicou nas redes sociais que informou à polícia italiana o endereço onde Zambelli estava hospedada, em Roma.
“Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Dei o endereço à polícia, e a polícia já identificou Zambelli”, escreveu Bonelli.