Prefeito de Jacaraú passa a ser investigado no caso da morte do vereador Peron Filho
Polícia Civil inclui Márcio Aurélio Cruz no inquérito; dois secretários municipais seguem presos
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/Y/j/9ijVbxRWKkf9AU2nhWGQ/prefeito-de-jacarau.jpg)
O prefeito de Jacaraú, no Litoral Norte da Paraíba, Márcio Aurélio Cruz, tornou-se formalmente investigado pela Polícia Civil no caso do assassinato do vereador Peron Filho, encontrado morto em uma rodovia em setembro. A informação foi confirmada pelo delegado Sylvio Rabelo, responsável pelo inquérito.
Atualmente, quatro suspeitos estão presos, entre eles os secretários municipais de Transportes e Mobilidade, Jeferson Carvalho, e de Administração, Antônio Fernandes. A Polícia Civil já solicitou à Justiça a renovação das prisões temporárias. Os outros dois detidos, segundo as investigações, teriam sido contratados para executar o parlamentar, que retornava de uma partida de futebol quando foi atingido por disparos na entrada do município de Pedro Régis.
A Prefeitura de Jacaraú foi procurada pelo g1, mas não se pronunciou até a última atualização do caso.
Investigação avança
De acordo com o delegado Sylvio Rabelo, a inclusão do prefeito como investigado está ligada a um encontro ocorrido cerca de 25 dias após o crime, envolvendo ele e os dois secretários presos. Uma denúncia anônima relatou a reunião, considerada suspeita por não ter relação com assuntos administrativos.
O inquérito da Polícia Civil também já foi remetido ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), enquanto o Ministério Público estadual conduz apurações paralelas.
Relembre o caso
Peron Filho foi encontrado morto em 15 de setembro, na estrada que liga Pedro Régis a Jacaraú. Ele voltava para casa de moto após participar de uma partida de futebol em um distrito do município. O vereador foi atingido por três tiros nas costas e morreu no local.
A Polícia Civil descartou a hipótese de latrocínio e analisou imagens de câmeras de segurança, além de ouvir diversas testemunhas ao longo da investigação.
O velório ocorreu em 17 de setembro, em um ginásio da cidade, e reuniu familiares, amigos, eleitores e moradores. O corpo foi sepultado em Jacaraú no mesmo dia.
Eleito pelo MDB, Peron Filho havia sido reeleito vereador em 2024, com 702 votos, sendo o terceiro mais votado. Ativo na causa animal, foi um dos fundadores da ONG Zona dos Pets. Divorciado, completaria 37 anos em 19 de setembro e não deixou filhos.

