Paraíba

Ponte do Futuro avança com concretagem do primeiro vão em Cabedelo

Obra interliga Cabedelo, Santa Rita e Lucena e promete transformar mobilidade na Grande João Pessoa

A construção da Ponte do Futuro, um dos principais eixos viários da Região Metropolitana de João Pessoa, deu mais um passo importante nesta quinta-feira (14), com a concretagem do primeiro vão de 33 metros, no lado do município de Cabedelo. Outro vão na mesma margem está em fase final de preparação para receber as vigas e, na sequência, também será concretado.

A obra faz parte do Complexo Rodoviário Ponte do Futuro, iniciativa do Governo da Paraíba executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB) e realizada pelo Consórcio Jampa, liderado pelas construtoras A Gaspar e Arteleste. O investimento é de R$ 465,5 milhões, com recursos próprios do Estado.

Do outro lado do Rio Paraíba, no município de Santa Rita, os trabalhos também avançam com a instalação de vigas em dois vãos da ponte. Todas as estacas já foram implantadas, e as próximas etapas incluem a construção de travessas, pré-lajes, lajes e a pavimentação com asfalto.

Segundo o engenheiro responsável, Aluísio Lucena, a obra segue dentro do cronograma. Já foram instaladas 12 estacas e 8 travessas em Cabedelo, além de 18 estacas e 4 travessas em Santa Rita.

A ponte principal terá 2,15 km de extensão e atravessará o braço de mar em Jacaré. Outra ponte, com 420 metros, será construída sobre o Rio da Guia, em Lucena, além de um viaduto de 40 metros sobre a linha férrea. A infraestrutura será complementada por 19 km de novas estradas, incluindo o prolongamento da PB-011 até Lucena e adequações na PB-025.

Mais que uma obra viária, o Complexo Ponte do Futuro promete reduzir o tempo de deslocamento, melhorar a mobilidade urbana, diminuir acidentes e contribuir para a qualidade de vida e preservação ambiental na região.

Botão Voltar ao topo