Brasil

Polícia mata “Ferrugem”, líder do PCC, em operação da Rota na Grande São Paulo

Agentes da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) mataram, na noite de sexta-feira 28, Carlos Alves Vieira, conhecido como Ferrugem, identificado como um dos principais líderes do Primeiro Comando da Capital. Ele tinha 48 anos e morreu em Itaquaquecetuba após reagir a uma abordagem policial.

Segundo a Polícia Militar, Ferrugem dirigia um Toyota Corolla pela Estrada de Santa Isabel quando foi parado por equipes que já o monitoravam. A inteligência da PM suspeitava que ele transportava drogas. Ao perceber a aproximação dos agentes, ele atirou contra a viatura. Os policiais revidaram e o atingiram. No carro, foram apreendidos dez tabletes de maconha, duas armas de fogo e dinheiro. O caso foi registrado na Delegacia de Itaquaquecetuba como morte decorrente de intervenção policial.

Socorristas do Samu confirmaram a morte no local. Nenhum policial ficou ferido.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e investigações da Polícia Civil, Ferrugem fazia parte da Sintonia Final, núcleo de comando da facção. Ele exercia influência sobre ações do PCC em cidades como Itaim Paulista, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Mogi das Cruzes. Desde 2004, acumulava ao menos 18 passagens policiais por tráfico, lavagem de dinheiro, crimes violentos e ameaças armadas. Também era investigado por adquirir e distribuir armas para diferentes células criminosas.

Botão Voltar ao topo