Campina Grande

Pocinhos/PB: Morre ex-vereadora Maria Monteiro, primeira parlamentar mulher do município

Descrição do título: Uma das parteiras mais antigas do município, Maria Monteiro realizou mais de 3 mil partos

Morreu na tarde desta quinta-feira (6), aos 101 anos, Maria da Paz Monteiro dos Santos, uma das pessoas mais influentes do município de Pocinhos, na Paraíba. Maria Monteiro, como era conhecida, foi responsável por marcar o início da participação feminina na Câmara Municipal de Pocinhos. Ela foi eleita vereadora na 3ª Legislatura, cujo período foi de 30 de novembro de 1963 a 31 de janeiro de 1969, e foi reeleita em legislaturas posteriores (4ª, 5ª e 6ª, cujo período foi de 31 de janeiro de 1969 a 31 de janeiro de 1983). Além disso, ocupou a presidência da Câmara, sendo, portanto, a primeira mulher a presidir a Câmara dos Vereadores do município.

Não apenas isso, Maria da Paz também foi uma das primeiras parteiras do município de Pocinhos, realizando cerca de 3 mil partos. Antigamente, a profissão de parteira era uma ocupação essencial nas comunidades, especialmente em áreas rurais ou onde o acesso a médicos e hospitais era limitado ou inexistente. As parteiras, geralmente mulheres, desempenhavam o papel de assistir as gestantes durante a gravidez, o parto e o pós-parto, sendo figuras centrais na saúde materna e infantil antes da medicalização do nascimento.

De acordo com informações dadas pelos próprios familiares, o velório terá início hoje (7), às 6 horas da manhã, no Campo Santo Parque da Paz, em Campina Grande. Ao meio-dia, será dado início ao cortejo fúnebre até Pocinhos, e o velório continuará na Câmara Municipal. O sepultamento está marcado para as 17 horas, no Cemitério de Pocinhos.

Fonte: SeLigaPB

 

Botão Voltar ao topo