PF apura viagens de Lulinha com lobista investigada em esquema no INSS

Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, filho mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, realizou ao menos seis viagens ao lado da empresária e lobista Roberta Luchsinger, conforme apuração da Polícia Federal divulgada pelo portal Poder360.
Segundo a investigação, Lulinha e Roberta viajaram juntos para Portugal em junho de 2024. Além disso, constaram sob o mesmo código localizador de passagens aéreas em outras cinco viagens nacionais realizadas entre abril e junho de 2025.
De acordo com o Poder360, as informações indicam um possível vínculo entre ambos. Roberta Luchsinger é apontada como amiga pessoal da esposa de Lulinha e foi alvo da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal, que investiga um esquema de desvios em aposentadorias e pensões do INSS.
Por decisão do Supremo Tribunal Federal, Roberta passou a usar tornozeleira eletrônica e teve o passaporte apreendido. Fábio Luís Lula da Silva, no entanto, não é investigado no âmbito dessa operação.
Em nota ao Poder360, o advogado Marco Aurélio de Carvalho afirmou que as menções a Lulinha nas investigações são infundadas. Segundo ele, as mensagens trocadas por Roberta com outros investigados não implicam o filho do presidente e demonstrariam tentativas recorrentes de envolvê-lo sem fundamento.
Paralelamente, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS avançou nas apurações e protocolou, na última sexta-feira (19), requerimentos de convocação que ampliam o alcance político da investigação. Entre os nomes convocados para depor está Fábio Luís Lula da Silva, além do senador Weverton Rocha e de outros alvos da mais recente fase da Operação Sem Desconto. Os pedidos foram apresentados pelo relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar, com base nos desdobramentos da ação da Polícia Federal.

