Paraíba

Patos inicia racionamento de água após reservatórios atingirem níveis críticos por causa da estiagem

A cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, começou nesta segunda-feira (17) um sistema de racionamento de água, segundo a Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa). A medida foi adotada devido ao baixo volume dos reservatórios que abastecem o município, impactados pela estiagem prolongada. Cada bairro terá o abastecimento suspenso duas vezes por semana, em sistema de rodízio.

Dados da Aesa obtidos pela TV Paraíba apontam que cerca de 100 dos 136 açudes monitorados na Paraíba estão em situação de atenção ou crítica, com menos de 50% da capacidade. Aproximadamente 40 reservatórios têm menos de 10% de volume. No caso de Patos, a Barragem da Farinha, principal fonte de abastecimento para os mais de 100 mil habitantes, está com menos de 2% de água. Outros três reservatórios que atendem ao município também estão em situação crítica, todos abaixo de 30%, incluindo o açude Jatobá, com cerca de 13%.

Para evitar desabastecimento total, a Cagepa implantou o rodízio e informou que o esquema será avaliado até o fim de novembro para possível continuidade. O município possui lei que proíbe desperdício, como lavar calçadas e veículos, e a Secretaria de Meio Ambiente deve intensificar fiscalizações.

A seguir, o esquema completo do racionamento:

Bairros sem água às segundas e quintas-feiras

Antônio Davi; Bivar Olinto; Condomínio São Judas Tadeu; Dona Milindra; Geraldo Carvalho; Itatiunga; Jardim Colonial; Jardim Ana Leite; Jardim de Espanha; Jardim Floresta; José Mariz; parte da Liberdade; Luar do Campestre; Maternidade; Morada do Sol; Morro; Nova Brasília; Placas; Salgadinho; Santa Clara; São Sebastião; Sete Casas; Vila Cavalcante; Vila Teimosa; Vitória.

Bairros sem água às terças e sextas-feiras

Alto da Tubiba; Brasília; Centro; Jardim Califórnia; Jardim Guanabara; Jardim Santa Cecília; Jatobá; parte da Liberdade; Monte Castelo; Nova Conquista (Mutirão); Santo Antônio.

Bairros sem água às quartas e domingos

Angelita; Bairro dos Estados; Belo Horizonte; Carmen Leda; Distrito Industrial; Frango; Jardim Europa; Jardim Magnólia; Jardim Queiroz; Juá Doce; Matadouro; Noé Trajano; Novo Horizonte; Vila Mariana.

Botão Voltar ao topo