Paraíba se consolida como a segunda maior produtora de etanol do Nordeste

A Paraíba alcançou o segundo lugar na produção de etanol do Nordeste na safra 2024/2025, com 398,2 milhões de litros, segundo a Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio). O estado ficou atrás apenas de Alagoas, que produziu 416,4 milhões de litros. No total, a região nordestina fabricou 1,9 bilhão de litros do biocombustível, com destaque também para Bahia (354,8 milhões) e Pernambuco (333,5 milhões).
O levantamento aponta que o Nordeste vem se firmando como um polo estratégico da bioenergia nacional, impulsionado por investimentos em inovação e políticas de sustentabilidade. Segundo o presidente da NovaBio, Renato Cunha, a região tem ampliado o uso do etanol em setores como o industrial, aéreo e marítimo, consolidando sua participação na transição energética brasileira.
Iniciativas como a de Alagoas que busca substituir 30% da gasolina da frota pública por etanol até 2030, servem de exemplo para estados produtores, incluindo a Paraíba, que vem reforçando seu papel na bioeconomia regional.
Foto: Biodiesel Brasil

