Paraíba lidera Nordeste em açudes críticos: 38 reservatórios com menos de 10% da capacidade
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/A/K/WBHDPPRBazoMI2otqfHA/boqueirao.jpeg)
A Paraíba é o estado do Nordeste com o maior número de açudes em situação crítica, com níveis abaixo de 20% da capacidade, segundo levantamento divulgado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) nesta quarta-feira (15).
De acordo com o estudo, 1 em cada 4 reservatórios nordestinos está com menos de 20% da capacidade. Na Paraíba, o cenário é mais preocupante: 38 açudes estão abaixo de 10% e 17 entre 10% e 20%.
A técnica em recursos hídricos da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Jana Yres, destacou que os reservatórios mais afetados estão concentrados no Centro e no Sertão do estado.
“Eles estão localizados mais na parte central, alguns na região do Sertão, e em razão do período seco isso já era de se esperar. Estamos com 38 reservatórios em situação crítica, 17 em estado de atenção e realizamos monitoramento diário para acompanhar esses percentuais”, afirmou.
O baixo volume dos mananciais é consequência direta da falta de chuvas desde o início do ano, que reduziu o aporte de água nos principais açudes. As equipes da Aesa acompanham diariamente os níveis e enviam relatórios à ANA para manutenção do monitoramento.
Foto: Artur Lira/G1