Paraíba

Paraíba lidera crescimento do varejo no Brasil pelo segundo mês consecutivo

Estado registra alta de 9,1% em maio, segundo IBGE, superando média nacional e consolidando desempenho acima da média no setor

A Paraíba voltou a liderar o crescimento das vendas no varejo brasileiro. De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE, o estado registrou um avanço de 9,1% em maio, a maior alta do país pelo segundo mês consecutivo. Em abril, o crescimento foi ainda mais expressivo: 12,8%, também o melhor desempenho nacional.

Enquanto isso, a média de crescimento do setor varejista brasileiro foi de 2,1% em maio. No acumulado do ano, de janeiro a maio, a Paraíba alcançou 6,7% de crescimento, bem acima da média nacional de 2,2%.

No chamado varejo ampliado, que inclui setores como veículos, motos, autopeças, material de construção e atacado de alimentos e bebidas, a Paraíba também liderou o crescimento em maio, com alta de 6,1%, frente a 1,1% no país.

Para o secretário da Fazenda, Marialvo Laureano, os números refletem os efeitos positivos da gestão fiscal equilibrada adotada pelo Governo da Paraíba nos últimos anos. “Mesmo com o cenário nacional adverso, com juros altos que afetam diretamente o varejo, conseguimos manter o ritmo de crescimento. O Refis, por exemplo, é uma ferramenta importante para apoiar as empresas, melhorar o fluxo de caixa e estimular o consumo”, destacou.

A Pesquisa Mensal de Comércio, iniciada em 1995, avalia mensalmente a receita bruta de revenda das empresas varejistas com 20 ou mais funcionários, trazendo indicadores sobre o comportamento do setor em todo o país. Os dados estão disponíveis na plataforma Sidra, do IBGE.

Botão Voltar ao topo