Papa Leão XIV pede trégua em Gaza, paz na Ucrânia e celebra cessar-fogo entre Índia e Paquistão
Durante sua primeira oração dominical, pontífice clama pelo fim das guerras e lembra os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial

Em sua primeira oração dominical como líder da Igreja Católica, neste domingo (11), o papa Leão XIV fez um apelo comovente por uma trégua imediata na Faixa de Gaza, a libertação dos reféns israelenses e uma solução pacífica e duradoura para o conflito na Ucrânia. O discurso foi feito diante de milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro, no Vaticano.
O pontífice lamentou as vítimas de um ataque aéreo ocorrido poucas horas antes, na cidade de Khan Yunis, em Gaza, onde dez pessoas morreram, entre elas quatro crianças. “Estou profundamente entristecido com o que está acontecendo na Faixa de Gaza. Que haja cessar-fogo imediato, que a ajuda humanitária chegue aos civis e que todos os reféns sejam libertados”, declarou, referindo-se aos israelenses ainda mantidos pelo grupo Hamas.
Ao falar sobre a guerra na Ucrânia, o papa se disse comovido com o sofrimento da população. “Trago no coração o sofrimento do amado povo ucraniano. Que se busque uma paz verdadeira, justa e duradoura por meio do diálogo. Que todos os prisioneiros sejam libertados e que as crianças sejam devolvidas às suas famílias.”
Leão XIV também celebrou o recente cessar-fogo no conflito entre Índia e Paquistão e aproveitou para fazer um apelo mais amplo pelo fim das guerras. “Estamos há 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, que tirou a vida de 60 milhões de pessoas. Que isso nunca mais se repita”, concluiu.