Política

Oposição assume controle da CPMI do INSS e impõe derrota ao governo Lula

Indicações de Hugo Motta e Davi Alcolumbre são barradas, e comissão começa sob liderança da oposição

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS foi instalada no Congresso com uma vitória significativa da oposição, que conseguiu barrar os nomes indicados pelo deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) e pelo senador Davi Alcolumbre (União-AP) para os cargos de relator e presidente da comissão, respectivamente.

Motta havia sugerido o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) para a relatoria, enquanto Alcolumbre indicou o senador Omar Aziz (MDB-AM) para a presidência. No entanto, a oposição conseguiu articular a eleição do senador Carlos Viana (Podemos-MG) como presidente e do deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL) como relator.

A movimentação revelou uma falha na articulação política da base governista, segundo o próprio Hugo Motta. “Foi uma falha na articulação política do governo e dos partidos”, reconheceu o deputado, destacando que a composição ainda instável dos blocos partidários também contribuiu para a derrota.

Com a oposição no comando da CPMI, o episódio representa um revés para o governo Lula e sinaliza um momento de fragilidade na base aliada, além de um desgaste político para lideranças como Hugo Motta e Davi Alcolumbre.

Botão Voltar ao topo