Nordeste

Operação Freedom prende 31 suspeitos ligados ao Comando Vermelho na Bahia e no Ceará

Ação conjunta da Polícia Civil busca desarticular núcleo armado e financeiro da facção e pode ajudar a esclarecer 30 homicídios em Salvador

A Polícia Civil prendeu 31 pessoas na manhã desta terça-feira (4.nov.2025) durante a Operação Freedom, que tem como alvo o Comando Vermelho (CV) — facção criminosa originária do Rio de Janeiro com atuação em diversos estados brasileiros.

A ofensiva foi realizada de forma simultânea na Bahia e no Ceará, com o objetivo de enfraquecer o braço armado e financeiro da organização. Ao todo, foram cumpridos mais de 90 mandados judiciais, incluindo 46 de busca e apreensão, além do bloqueio de 51 contas bancárias ligadas aos investigados.

Mais de 400 agentes das polícias civil e militar participaram da ação, que contou com o apoio de departamentos especializados e de forças integradas de combate ao crime organizado.

Segundo a Polícia Civil baiana, a operação também pode contribuir para o esclarecimento de cerca de 30 assassinatos registrados em Salvador e região metropolitana.

A Freedom ocorre uma semana após a megaoperação no Complexo da Penha e no Alemão, no Rio de Janeiro, que resultou na morte de 121 pessoas — entre elas quatro policiais — e ampliou a pressão das autoridades sobre o Comando Vermelho em todo o país.

Botão Voltar ao topo