Operação Carcará erradica 335 mil pés de maconha no Sertão e na divisa da Paraíba

A Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) e o Grupo de Operações Especiais (GOE), da Polícia Civil da Paraíba, participaram da Operação Carcará – Fase V, da Polícia Federal, que entre os dias 31 de julho e 8 de agosto erradicou cerca de 335 mil pés de maconha em 59 plantios localizados no Sertão de Pernambuco e em áreas próximas à divisa com a Paraíba.
A ação integra as estratégias da Coordenação-Geral de Repressão a Drogas, Armas, Crimes Contra o Patrimônio e Facções Criminosas (CGPRE), órgão central da PF em Brasília, e da Superintendência Regional em Pernambuco, visando reduzir a oferta e a produção de drogas na região.
Segundo a Polícia Federal, caso fossem colhidos e processados, os 335 mil pés resultariam em aproximadamente 112 toneladas de maconha pronta para consumo. Os plantios foram encontrados em Salgueiro, Cabrobó, Orocó, Belém do São Francisco, Ibimirim e Serra Talhada (PE), Manaíra (PB) e localidades do Piauí.
A operação contou com a participação da Secretaria de Defesa Social da Paraíba, por meio da Polícia Civil, e da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, com efetivos das Polícias Civil, Militar, Penal, Corpo de Bombeiros e apoio aéreo do Grupo Tático Aéreo (GTA).
As ações incluíram incursões aéreas, terrestres e fluviais, com uso de botes infláveis. A PF monitora o ciclo produtivo da cannabis para impedir que a droga seja colhida, seca e comercializada.
De acordo com a corporação, as constantes operações de erradicação têm contribuído para reduzir o abastecimento dos pontos de venda e, consequentemente, a criminalidade associada ao tráfico, como homicídios, roubos e disputas territoriais.