Obras do Canal de Bodocongó avançam com construção de novas pontes e iluminação pública
Com 40% da terceira etapa concluída, projeto já beneficia mais de 120 mil moradores e promete melhorar mobilidade e segurança em Campina Grande

As obras de requalificação do Canal de Bodocongó seguem em ritmo acelerado em Campina Grande. Atualmente, destacam-se a construção de duas novas pontes e a implantação do sistema de iluminação pública em toda a extensão do canal.
A primeira ponte está sendo construída nas imediações da rua Maria Filipe de Souza, no bairro das Malvinas, e a segunda, com características semelhantes, está localizada poucos metros adiante. Ambas terão 11 metros de extensão. No momento, as equipes atuam no reaterro da fundação e no escoramento da laje de uma das pontes, além da escavação e concretagem da fundação da outra.
Outro avanço importante é a instalação de iluminação pública ao longo do canal. Estão em execução a aplicação de canaletas, instalação de caixas de passagem e montagem das bases para os postes. Ao fim da obra, a área contará com 99 postes e 198 luminárias, ampliando a segurança e mobilidade na região.
Terceira etapa: 40% concluída
Na terceira etapa da obra, prosseguem os serviços de concretagem das paredes, montagem de fôrmas e instalação de dispositivos de segurança do tipo new jersey. O piso desta fase, que compreende um trecho de 320 metros entre a rua Iara Amaral e a ponte do Cruzeiro, na avenida Francisco Lopes de Almeida, já foi finalizado.
A terceira etapa está orçada em cerca de R$ 20 milhões, com recursos do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), e tem previsão de conclusão em 18 meses. A construção da ponte do Cruzeiro também integra essa fase da obra.
Benefício direto para seis bairros
Com aproximadamente 6 km de extensão, o Canal de Bodocongó beneficia diretamente cerca de 120 mil moradores dos bairros Malvinas, Bodocongó, Conjunto dos Professores, Ramadinha, Dinamérica e Santa Rosa.
A segunda etapa da obra, iniciada em 2023 sob a gestão do prefeito Bruno Cunha Lima, contou com investimento de R$ 12 milhões, provenientes da Caixa Econômica Federal, emendas parlamentares, repasses da União e recursos próprios do município.
Com o fim do período chuvoso, a expectativa é que os trabalhos nas vias laterais comecem em breve, melhorando ainda mais o tráfego e a qualidade de vida dos moradores da região.