Brasil

O ministro disse, ainda, estar tranquilo quanto à legalidade da transação com o Careca do INSS e afirmou que não foi contatado pela Polícia Federal sobre o ocorrido. O lobista Antonio Carlos Camilo Antunes tem negado envolvimento no esquema bilionário de fraudes contra aposentados do INSS e dito que sempre trabalhou com venda de automóveis. Como mostrou o Metrópoles na série de reportagens que revelou a farra dos descontos, o Careca do INSS atuava pelas entidades com o instituto de previdência para firmar acordos de cooperação técnica para que as associações pudessem efetuar descontos de mensalidade associativa sobre as aposentadorias direto da folha de pagamento.

BMW X1 avaliado em R$ 350 mil foi transferido após operação da PF; Jhonatan de Jesus nega vínculo com o lobista investigado por fraudes no INSS

Um carro de luxo apreendido pela Polícia Federal durante a Operação Sem Desconto — que investiga um bilionário esquema de fraudes envolvendo aposentados do INSS — estava registrado, até o fim de abril, em nome de Thallys Mendes dos Santos de Jesus, esposa do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Jhonatan de Jesus.

O BMW X1 branco, avaliado em R$ 350 mil, foi encontrado na casa do filho de Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, lobista apontado como figura central nas fraudes com descontos indevidos de mensalidades associativas.

Segundo registros, o veículo foi transferido para uma empresa da qual o lobista é sócio apenas em maio, após a operação da PF. O ministro do TCU alegou que o carro havia sido vendido antes da ação policial, com o pagamento concluído anteriormente. Ele negou conhecer o lobista e afirmou que a negociação foi intermediada por um advogado de confiança.

Jhonatan de Jesus afirmou ainda que o carro havia sido um presente do sogro à esposa e que a venda seguiu os trâmites legais, apesar do atraso na formalização da transferência. A PF ainda não se manifestou sobre possível apuração envolvendo o ministro ou sua esposa.

Antonio Carlos Antunes, por sua vez, nega envolvimento no esquema e diz atuar na venda de veículos. A operação Sem Desconto expôs uma rede de acordos entre entidades e o INSS para descontos diretos nos benefícios de aposentados, revelando um amplo esquema de favorecimento e corrupção.

Botão Voltar ao topo