Política

Nove governadores manifestam apoio a Cláudio Castro após megaoperação no Rio

Operação Contenção, nos Complexos do Alemão e da Penha, foi a mais letal da história do Brasil

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), recebeu apoio público de nove governadores até quinta-feira (30.out.2025) após a deflagração da Operação Contenção, realizada na terça-feira (28.out) nos Complexos do Alemão e da Penha, que englobam 26 comunidades na zona norte do Rio. A ação, que teve como alvo o Comando Vermelho (CV), resultou em 121 mortes, incluindo quatro policiais, e mobilizou 2.500 agentes civis e militares.

Por meio das redes sociais, os governadores Jorginho Mello (PL-SC), Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG), Wilson Lima (União Brasil-AM), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Mauro Mendes (União Brasil-MT), Ratinho Jr. (PSD-PR), Ibaneis Rocha (MDB-DF) e Eduardo Riedel (PP-MS) manifestaram solidariedade a Castro e defenderam uma atuação firme contra o crime organizado. Alguns deles, como Ratinho Jr., Ibaneis Rocha e Eduardo Riedel, não postaram nas redes sociais, mas integraram a comitiva de governadores de direita que visitou o Rio para apoiar o governo estadual.

A maioria dos governadores de partidos de esquerda, incluindo Jerônimo Rodrigues (PT-BA), Elmano de Freitas (PT-CE), Fátima Bezerra (PT-RN) e Rafael Fonteles (PT-PI), não se manifestou publicamente sobre a operação.

Eduardo Leite (PSD-RS) comentou em seu perfil no Instagram que o país, do ponto de vista nacional, “empurrou com a barriga o rumo da segurança pública”, criticando o que chamou de “guerra ideológica” em torno do tema.

Botão Voltar ao topo