MP-Procon apura descredenciamento de hospitais pela Unimed em Campina Grande
Procedimento busca garantir continuidade e eficiência no atendimento aos usuários após abertura de hospital próprio do plano de saúde

A diretoria regional do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon) instaurou um procedimento administrativo para acompanhar o descredenciamento de hospitais privados em Campina Grande por parte da Unimed. A medida foi motivada pela inauguração recente do Hospital Unimed Catolé, que passará a concentrar todos os atendimentos da operadora no município.
O promotor Osvaldo Lopes, diretor regional do MP-Procon, explicou que o descredenciamento está previsto na legislação — como a Lei nº 9.656/1998 e nas normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) — mas deve respeitar rigorosamente os critérios legais para evitar prejuízos aos consumidores.
“Como a rede hospitalar descredenciada é extensa e há anos atendia de forma descentralizada, é necessário acompanhar de perto a manutenção da qualidade e da continuidade dos serviços, especialmente no novo ambiente hospitalar”, destacou o promotor.
O MP-Procon requisitou à Unimed informações detalhadas sobre:
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Quais hospitais foram descredenciados;
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Número de leitos (inclusive UTIs neonatal e adulto) que foram desabilitados;
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Data efetiva do encerramento dos atendimentos nesses hospitais;
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Comprovação de que os usuários foram notificados com antecedência, como exige a legislação;
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Capacidade atual do Hospital Unimed Catolé para absorver toda a demanda de pacientes;
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Existência de plano de contingência, caso haja insuficiência de leitos no novo hospital.
Desemprego e reclamações
Um dos efeitos colaterais do descredenciamento já preocupa o setor: o risco de demissões em massa no Hospital Antônio Targino, que atendia uma parcela significativa dos beneficiários da Unimed. Estima-se que médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem estejam entre os mais afetados.
Além disso, o Procon Municipal de Campina Grande já começou a receber reclamações de usuários sobre o atendimento no novo hospital da Unimed. O coordenador do órgão, Waldeny Santana, afirmou que qualquer consumidor que se sentir prejudicado pode formalizar denúncias.
As reclamações podem ser feitas pelos canais oficiais:
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WhatsApp: (83) 9.8185-8168 ou 9.8186-3609
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Canal exclusivo para denúncias sobre planos de saúde: (83) 3113-9295
“Seguiremos vigilantes para garantir que os direitos dos usuários sejam respeitados, com base nos princípios da prevenção, segurança e continuidade dos serviços de saúde suplementar”, completou o promotor Osvaldo Lopes.