Campina Grande

Morre o médico José Targino, fundador do Hospital Antônio Targino, em Campina Grande

Médico tinha 92 anos, era referência na ortopedia e pioneiro no atendimento a vítimas de trauma no interior da Paraíba

Faleceu nesta sexta-feira (16), aos 92 anos, o médico José Targino, fundador e diretor do Hospital Antônio Targino, um dos mais tradicionais de Campina Grande e referência no atendimento a vítimas de traumas.

Natural de Esperança, no Brejo paraibano, o Dr. José Targino estava internado em sua própria unidade hospitalar, tratando complicações renais. Há algum tempo, ele fazia hemodiálise e utilizava cadeira de rodas.

Formado em medicina no Recife-PE, Targino especializou-se em ortopedia, motivado por uma tragédia pessoal: perdeu o pai ainda jovem em um acidente automobilístico. A dor da perda o impulsionou a dedicar sua carreira à medicina de trauma, buscando salvar vidas em situações semelhantes à que lhe marcou a juventude.

Em 1965, ao lado da esposa, a médica Marluce Cariry, ginecologista e obstetra, fundou o Hospital Antônio Targino, nomeado em homenagem ao pai. Ao longo de quase seis décadas, a instituição ganhou prestígio na região, sendo conhecida por muito tempo como o “Hospital do Acidentado”. Hoje, o hospital também é referência em neurociência, cardiologia e cirurgia geral.

A morte de José Targino representa uma grande perda para a medicina paraibana. Pioneiro, visionário e dedicado, ele ajudou a transformar o cenário da saúde em Campina Grande.

O velório do médico será realizado no Campo Santo Parque da Paz. Familiares, amigos e toda a equipe do Hospital Antônio Targino lamentam profundamente sua partida.

Botão Voltar ao topo