Milhares vão às ruas contra PEC da Blindagem e anistia a golpistas de 8 de janeiro
Protestos organizados por movimentos de esquerda ocorreram em todas as capitais do país neste domingo (21)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/J/0/IUenlgTWWj6gyrHa7fcg/gnews-ato-contra-anistia-spa-rosanacerqueira-210925-20250921-1316-frame-106726.jpeg)
Milhares de manifestantes foram às ruas neste domingo (21) em todas as 27 capitais brasileiras para protestar contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem e o projeto que propõe anistia a condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Os atos foram organizados por movimentos de esquerda e também ocorreram em cidades do interior, como Juiz de Fora e municípios do Triângulo Mineiro.
A PEC da Blindagem, aprovada na Câmara dos Deputados na última semana, propõe limitar a abertura de processos penais contra parlamentares no Supremo Tribunal Federal (STF). Críticos argumentam que a medida enfraquece o combate à corrupção e à impunidade, criando um escudo jurídico para deputados e senadores. Segundo especialistas, uma regra semelhante no passado praticamente inviabilizou ações penais contra congressistas.
O texto segue agora para o Senado, onde enfrenta resistência. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Otto Alencar (PSD-BA), declarou que pretende pautar o tema para arquivá-lo. “É um murro na barriga e um tapa na cara do eleitor”, afirmou em entrevista à GloboNews.
Os manifestantes também criticaram o avanço do projeto que prevê a anistia a condenados pelos ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro. Na quarta-feira (17), a Câmara aprovou o regime de urgência para a proposta, acelerando sua tramitação.
Foto: Reprodução/TV Globo

