Brasil

Milhares vão às ruas contra PEC da Blindagem e anistia a golpistas de 8 de janeiro

Protestos organizados por movimentos de esquerda ocorreram em todas as capitais do país neste domingo (21)

Milhares de manifestantes foram às ruas neste domingo (21) em todas as 27 capitais brasileiras para protestar contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem e o projeto que propõe anistia a condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Os atos foram organizados por movimentos de esquerda e também ocorreram em cidades do interior, como Juiz de Fora e municípios do Triângulo Mineiro.

A PEC da Blindagem, aprovada na Câmara dos Deputados na última semana, propõe limitar a abertura de processos penais contra parlamentares no Supremo Tribunal Federal (STF). Críticos argumentam que a medida enfraquece o combate à corrupção e à impunidade, criando um escudo jurídico para deputados e senadores. Segundo especialistas, uma regra semelhante no passado praticamente inviabilizou ações penais contra congressistas.

O texto segue agora para o Senado, onde enfrenta resistência. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Otto Alencar (PSD-BA), declarou que pretende pautar o tema para arquivá-lo. “É um murro na barriga e um tapa na cara do eleitor”, afirmou em entrevista à GloboNews.

Os manifestantes também criticaram o avanço do projeto que prevê a anistia a condenados pelos ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro. Na quarta-feira (17), a Câmara aprovou o regime de urgência para a proposta, acelerando sua tramitação.

Foto: Reprodução/TV Globo

Botão Voltar ao topo