Mapa investiga novos casos suspeitos de gripe aviária em granjas de Tocantins e Santa Catarina
Cinco focos estão sob apuração; caso em Minas Gerais foi descartado e amostras seguem em análise em Campinas (SP)

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) está investigando cinco casos suspeitos de influenza aviária de alta patogenicidade (Iaap), sendo dois em granjas comerciais nos estados de Tocantins e Santa Catarina. As demais suspeitas envolvem criações de subsistência em Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Sergipe.
Na última semana, o primeiro foco confirmado em uma granja comercial foi registrado em Montenegro (RS), e um segundo foco também foi confirmado em um zoológico em Sapucaia do Sul, ambos na região metropolitana de Porto Alegre.
O material coletado das propriedades sob suspeita está sendo analisado no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, localizado em Campinas (SP). Um dos casos investigados, em Minas Gerais, já foi descartado.
No Tocantins, o caso ocorre em Aguiarnópolis, onde amostras preliminares sugerem a presença do vírus da gripe aviária. No entanto, segundo o Mapa, a probabilidade de se tratar de uma cepa altamente patogênica é considerada baixa.
As autoridades seguem em alerta e reforçam as medidas de vigilância para evitar a disseminação da doença no setor avícola brasileiro.