Paraíba

Mais de 200 municípios paraibanos receberão novos equipamentos para UBSs

Investimento de R$ 67,2 milhões do PAC Saúde 2025 vai beneficiar 3,9 milhões de pessoas no estado

Duzentos e sete municípios da Paraíba serão contemplados com 359 combos de equipamentos destinados a melhorar a estrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A ação, que integra o PAC Saúde 2025, representa um investimento de R$ 67,2 milhões, financiado pelo Ministério da Saúde, e deve beneficiar cerca de 3,9 milhões de paraibanos.

A medida faz parte de uma estratégia nacional coordenada pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), que prevê a aquisição de 180 mil equipamentos para mais de 5 mil municípios em todo o país, por meio de licitação pública. A abertura das propostas está marcada para o dia 18 de agosto, no Portal de Compras do Governo Federal.

Segundo a secretária de Atenção Primária à Saúde, Ana Luiza Caldas, o objetivo é modernizar e ampliar o acesso aos serviços oferecidos pelas equipes da Atenção Primária, principal porta de entrada do SUS. Ela destacou que este é o maior investimento descentralizado já realizado para UBSs no Brasil.

Cada combo contará com 18 equipamentos estratégicos, entre eles: ultrassom portátil, desfibrilador, eletrocardiógrafo digital, dermatoscópio, retinógrafo, espirômetro digital, eletrocautério, balança portátil, câmara fria para vacinas, cadeira de rodas, kits de Telessaúde, entre outros.

A previsão é que as entregas comecem a partir de novembro de 2025.

Botão Voltar ao topo