Maioria dos latino-americanos apoia intervenção dos EUA na Venezuela, aponta pesquisa
Levantamento Atlas/Intel mostra que 53% aprovam ação militar contra o regime de Nicolás Maduro

Uma pesquisa da Atlas/Intel, em parceria com a Bloomberg, revelou que 53% dos latino-americanos apoiam uma eventual intervenção militar dos Estados Unidos na Venezuela, atualmente sob o comando de Nicolás Maduro. Outros 34,7% disseram ser contra a medida.
O levantamento mostra ainda que 73% dos entrevistados acreditam que a Venezuela estaria melhor sem Maduro, enquanto 67% apontam o presidente como o principal responsável pela crise humanitária que já levou mais de oito milhões de venezuelanos a deixarem o país.
A pesquisa também identificou alta preocupação com temas como fraude eleitoral, pobreza, violações de direitos humanos, prisões políticas e migração em massa.
Quando questionados sobre líderes mundiais comprometidos em “trazer liberdade à Venezuela”, 33% citaram Donald Trump como o mais engajado, seguido pelo secretário de Estado norte-americano Marco Rubio (38%). Já o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva foi considerado “muito comprometido” por apenas 17% dos entrevistados — 44% avaliaram seu envolvimento como “muito baixo”.
A pesquisa ouviu 6.757 adultos entre 22 e 28 de outubro, sendo 2.600 venezuelanos e 3.900 de outros países latino-americanos. A margem de erro é de 1 ponto percentual.
Foto: REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria

