Brasil

Maioria dos brasileiros não tem reserva financeira, revela Datafolha

Mesmo se considerando planejados, 43% admitem não guardar dinheiro para imprevistos; classe C é a mais afetada

Uma pesquisa do Datafolha, divulgada nesta terça-feira (4.nov.2025), mostra que 43% dos brasileiros não têm dinheiro guardado para emergências, apesar de 59% se considerarem razoavelmente, muito ou extremamente planejados financeiramente.

O levantamento ouviu 2.000 pessoas das classes A, B e C, com 18 anos ou mais e acesso à internet, entre 16 e 29 de julho de 2025, em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

A falta de reserva é mais comum entre os integrantes da classe C, que representam 78% dos entrevistados sem poupança para imprevistos. O estudo também aponta que 84% enfrentaram emergências financeiras no último ano, como atrasos em contas, necessidade de empréstimos ou inclusão do nome em cadastros de inadimplentes.

Embora 64% planejem os gastos mensais, 39% gastaram mais do que receberam nos últimos 12 meses — índice que chega a 54% entre os que não se consideram planejados. Metade dos entrevistados afirma ter apenas uma “boa noção” das despesas, sem saber exatamente quanto gasta.

A pesquisa revela ainda que 56% já pensaram em distribuir seus bens, mas apenas 7% têm testamento ou plano formal. Além disso, 57% não contam com auxílio para organizar as finanças e apenas 2% já contrataram um planejador financeiro, embora quase metade (49%) cogite fazê-lo.

Sobre a situação financeira atual, 46% declararam insatisfação, 38% se disseram neutros e apenas 16% afirmaram estar satisfeitos. O acompanhamento das despesas é hábito de 82% dos satisfeitos, mas só de 55% dos insatisfeitos, indicando que o controle financeiro ainda é um desafio para a maioria dos brasileiros.

Botão Voltar ao topo