Política

Lula veta aumento no número de deputados federais e estaduais

Governo alegou impacto fiscal e desgaste público em ano de contenção de gastos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu vetar integralmente o projeto aprovado pelo Congresso Nacional que previa o aumento no número de deputados federais e estaduais em vários estados do país. A proposta ampliaria em 13 vagas a Câmara dos Deputados, além de modificar as bancadas nas Assembleias Legislativas.

A decisão foi tomada após avaliação conjunta das equipes econômica e política do governo, que apontaram o impacto negativo nas contas públicas e o possível desgaste com a opinião pública, em um momento de contenção de gastos e busca por equilíbrio fiscal.

Com o veto, que será enviado ao Congresso nos próximos dias, o número de parlamentares permanecerá o mesmo para as eleições de 2026, evitando aumento de despesas com salários, gabinetes e cotas parlamentares.

Mesmo com o veto do Executivo, o Congresso poderá decidir se o mantém ou o derruba, o que exigirá maioria absoluta nas duas casas legislativas.

A proposta de aumento de vagas foi alvo de críticas de especialistas e da sociedade civil, que consideraram inoportuno o crescimento da estrutura legislativa em um cenário de desafios fiscais e prioridades sociais.

Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

Botão Voltar ao topo