Lula se reúne com o papa Leão XIV no Vaticano e destaca fé, justiça social e combate à desigualdade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como “excelente” a audiência com o papa Leão XIV, realizada nesta segunda-feira (13) no Vaticano. Ao lado da primeira-dama Janja, Lula afirmou que o encontro abordou religião, fé, o Brasil e os grandes desafios globais.
“Eu e a Janja tivemos um excelente encontro com sua Santidade, o papa Leão XIV. Conversamos sobre religião, fé, o Brasil e os imensos desafios que temos que enfrentar no mundo”, declarou o presidente.
Durante a audiência, Lula parabenizou o pontífice pela publicação da Exortação Apostólica Dilexi Te, destacando a defesa da fé ligada à justiça social e ao compromisso com os mais pobres.
“Parabenizei o Santo Padre pela sua mensagem de que não podemos separar a fé do amor pelos mais pobres. Precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade”, disse.
O presidente também relembrou sua relação histórica com líderes religiosos brasileiros, como Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Hélder Câmara, Dom Luciano Mendes de Almeida, Pedro Casaldáliga e Dom Jaime Spengler, ressaltando a influência das Comunidades Eclesiais de Base em sua formação.
Lula mencionou ainda os avanços do Brasil no combate à fome, após sua participação no Fórum Mundial da Alimentação da FAO, em Roma, e convidou o papa para participar da COP30, que será realizada em 2025, em Belém (PA).
O papa explicou que não poderá comparecer devido às celebrações do Jubileu, mas garantiu que o Vaticano será representado no evento.
“Ficamos muito felizes em saber que sua Santidade pretende visitar o Brasil no momento oportuno. Será muito bem recebido com o carinho e a fé do povo brasileiro”, afirmou Lula.
A comitiva brasileira contou com os ministros Mauro Vieira, Wellington Dias e Paulo Teixeira, além da senadora Ana Paula Lobato, da presidenta da Embrapa, Silvia Massruhá, e do embaixador Everton Vieira.
Foto: Ricardo Stuckert/PR