Lula se encontra com neto de Fidel Castro durante congresso do PT em Brasília
Fidelito vai atuar em pesquisas de medicina nuclear em Maricá; encontro é considerado simbólico por lideranças petistas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou neste domingo (3), em Brasília, com Fidel Antonio Castro Smirnov, conhecido como “Fidelito”, neto do líder revolucionário cubano Fidel Castro, falecido em 2016. O encontro ocorreu durante o encerramento do 17º Encontro Nacional do PT, evento que reuniu as principais lideranças do partido.
O registro do abraço entre Lula e Fidelito foi publicado pelo prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá (PT), que afirmou ter ajudado a viabilizar o encontro. Segundo Quaquá, o gesto tem valor simbólico e aponta para um futuro de cooperação.
“O Congresso também foi marcado por um encontro simbólico que ajudei a construir: o abraço entre Lula e Fidelito, neto de Fidel. Um gesto de afeto e história, que agora se transforma em futuro”, escreveu o prefeito nas redes sociais.
De acordo com ele, Fidelito vai desenvolver pesquisas em medicina nuclear no município de Maricá, como parte de uma iniciativa de cooperação científica e tecnológica.
O evento do PT contou ainda com a presença da ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do novo presidente nacional do partido, Edinho Silva.