Brasil

Lula relata três incidentes em viagens com aeronaves da FAB desde 2024

As viagens oficiais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram marcadas por três contratempos envolvendo aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) entre outubro de 2024 e esta semana.

O episódio mais recente ocorreu nesta quinta-feira (2), no Pará, quando uma falha no motor de um avião modelo Casa, ainda em solo, obrigou a equipe presidencial a trocar de aeronave antes do voo para Breves, na Ilha do Marajó.

Em entrevista à Rede Globo nesta sexta-feira (3), Lula relatou que todos os ocupantes precisaram desembarcar devido ao risco de incêndio:

“Ontem, ao embarcar para a Ilha do Marajó, teve um problema no motor do avião Casa, da FAB. Tenho que agradecer a Deus, porque poderia ter acontecido quando eu estivesse no ar. Ainda em terra, tivemos que descer do avião com medo de o avião pegar fogo. Aí fomos em um avião Brasília.”

Outros episódios

Em março de 2025, outro contratempo foi registrado: a aeronave presidencial precisou arremeter durante tentativa de pouso em Sorocaba (SP), por conta de ventos fortes. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, a manobra foi realizada por segurança e é considerada padrão na aviação. No voo estavam também os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Luiz Marinho (Trabalho).

Já em outubro de 2024, uma pane no avião presidencial obrigou Lula e sua comitiva a permanecerem quase cinco horas em voo sobre a Cidade do México para consumir combustível e garantir um pouso seguro.

Foto: Infoglobo

Botão Voltar ao topo