Política

Lula participa de cúpula no Chile sobre democracia e desinformação

Presidente brasileiro se reúne com líderes da América Latina e Europa em Santiago; evento busca fortalecer cooperação democrática e combater fake news

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou neste domingo (20) para Santiago, no Chile, onde participa da cúpula internacional “Democracia Sempre”, que reúne líderes globais para discutir a defesa da democracia e o enfrentamento à desinformação.

Ao lado dos presidentes Gabriel Boric (Chile), Pedro Sánchez (Espanha), Gustavo Petro (Colômbia) e Yamandú Orsi (Uruguai), Lula integra uma “reunião de alto nível” que visa construir uma posição conjunta em favor do multilateralismo, da justiça social e da cooperação internacional.

Esta é a 36ª viagem internacional do presidente em seu terceiro mandato, totalizando 118 dias fora do país desde 2023. Somente neste ano, Lula já fez 10 viagens ao exterior, visitando 11 países em 30 dias.

Durante o encontro, o presidente brasileiro deve abordar a taxação de 50% imposta por Donald Trump sobre produtos brasileiros, destacando os impactos dessa medida nas relações comerciais.

O retorno da comitiva brasileira está previsto para esta segunda-feira (21).

Botão Voltar ao topo